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Crianças e Finanças

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APRESENTAÇÃO

A Educação financeira não é apenas um conjunto de ferramentas de cálculo, mas sim é uma leitura de nossa realidade, que nos auxilia no planejamento de nossas vidas, de prevenção e de realização pessoal e coletiva.

Esse projeto busca levar aos alunos o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificarem um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.  Por meio da mudança de comportamento e no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira, preparando as futuras gerações para desenvolver as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. Deste modo, é importante que esse projeto seja trabalhado desde os anos iniciais da vida escolar, afinal, é neste espaço onde damos os primeiros passos para a construção de nosso projeto de vida.

O alto nível de consumismo observado entre as crianças e jovens alerta sobre quais os fatores que estariam contribuindo para aumentar esse índice. Além de questões psicológicas tão bem estudadas pelos pesquisadores da área, a falta de conhecimento relativo ao universo financeiro também contribui para o endividamento e as famosas compras sem necessidade.

Sendo assim, encontramo-nos em um momento oportuno para apresentação desse conhecimento aos jovens, tendo em vista que a educação financeira tornou-se recentemente item constante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devendo ser abordada a partir do ensino fundamental.

Não é modismo, é uma necessidade. As escolas e os pais estão cada vez mais se preocupando com temas de cidadania, consumo consciente, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo e meio ambiente.

Fazer contas, calcular juros, projetar resultados é apenas uma pequena parcela desse universo. É preciso focar também nas questões comportamentais, melhorando as posturas e atitudes em relação ao dinheiro.

A Cilp Educacional acredita que retardar a inclusão da educação financeira infantil pode gerar reflexos diretos na vida das crianças. E o futuro delas pode cobrar essa conta.

Por todas essas facilidades e benefícios, a educação financeira, quando incluída de maneira transversal, representa um excelente instrumento de integração e motivação para as crianças e adolescentes. A todo instante precisamos tomar decisões financeiras. É bom que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo, com naturalidade e percepção sobre a importância do dinheiro em nossas vidas.

O papel do projeto Crianças e Finanças é preparar as crianças e adolescentes para serem verdadeiros cidadãos e faz parte dessa missão ensina-las a usar adequadamente o dinheiro.

A educação financeira veio para ficar e, assim como nas finanças, o fator tempo é preponderante. Quanto mais cedo, menores os sacrifícios e maiores os resultados.

NOSSA VISÃO

Ser uma grande aliada dos pais e escolas na formação das crianças e adolescentes, com conteúdo e atividades que levem para as salas de aulas e para as conversas em casa assuntos necessários para o nosso cotidiano.
Transformar o futuro das crianças por meio do projeto Crianças e Finanças, dando a elas ferramentas para conquistar seus sonhos e crescer como cidadãos mais responsáveis e conscientes.

NOSSOS VALORES

Compromisso com a formação das crianças e adolescentes para futura autonomia de financeira e de vida. Valores base do projeto: amor, disciplina, proatividade, autoresponsabilidade, planejamento, educação financeira, empreendedorismo, educação social, ética.

OBJETIVOS

  • Incentivar o hábito de economizar (poupar);

  • Trabalhar com cálculos e dinheiro (moeda fictícia – kid real);

  • Orientar como trabalhar com gastos através de gráficos;

  • Criar planilhas;

  • Conversar sobre a importância do consumo consciente;

  • Proteger patrimônio;

  • Projetar resultados

  • Realização de objetivos de vida


METODOLOGIA

Os projetos educativos são extremamente relevantes, uma vez que possibilitam aos alunos construírem na prática aquilo que aprendem durante a exposição das aulas teóricas.

Vale frisar que, além de serem divertidos e proporcionarem momentos agradáveis aos estudantes, os projetos, obrigatoriamente, devem resultar na construção de conhecimento.

Aulas vivenciais com práticas que envolvem os valores base do projeto, como por exemplo moeda fictícia (kid real), podendo trocar por moeda local (R$) no kid banco, e obterem rendimentos;

  • Estímulo ao hábito de poupar para realização dos objetivos de vida;

  • Exposição, feira, mostras ou apresentação dos projetos desenvolvidos;

Participação de personagens que interagem com as crianças para fixação dos conteúdos: o Zé Moedinha e o super Zen, que estimula o ato de poupar e corrige atos comportamentais, e seus antagonistas, o Papagrana e o Serasinha, que são os vilões dos gastos desnecessários. Tudo com muito carinho, paciência, bom humor e principalmente respeitando as fases do desenvolvimento infantil.

É necessário iniciar a alfabetização infantil de forma lúdica, por meio de brincadeiras e atividades complementares, sempre buscando um novo significado para as questões relacionadas ao dinheiro.

Nos da Cilp Educacional, estamos trabalhando sério nessa questão, acreditamos que através da educação financeira é possível formar cidadãos conscientes e mais organizados para participarem do desenvolvimento econômico e social do nosso país.

PÚBLICO ALVO

Crianças de 5 a 15 anos de idade, com suporte pedagógico e de psicólogos.
Sendo turmas desde o infantil ao 9º ano do ensino fundamental

PERIODICIDADE

Encontro semanal com uma hora de duração nos turnos da manhã e tarde.
Dias – Segundas, Quartas e Sextas-feiras
Manhã – 09h / 10h / 11h
Tarde – 15h / 16h / 17h

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